INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKI

Autores

  • Andreza Fiorini Perez Rivera Universidade Estadual de Goiás
  • Geraldo Eustáquio Moreira
  • Helma Salla Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Necessidades Educativas Especiais. Inclusão. Atuação docente. Contribuições de Vygotski

Resumo

Diante da crescente necessidade de incluir as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as escolas ainda se mostram despreparadas para dar a adequada assistência para qualquer criança que tenha essa necessidade diferenciada. Mesmo com os avanços que a inclusão teve no Brasil, ainda não estamos abraçando o diferente como deve ser de forma respeitosa aos seus direitos e conquistas. Faltam aos profissionais da educação discernimento e conhecimento da importância das crianças com NEE nas instituições de ensino para a promoção da igualdade. A história da inclusão não é recente e ainda vivenciamos questões de preconceito e a não aceitação do “diferente”. Conhecer a história da inclusão de crianças com NEE, representa um grande passo para a aceitação, pois a inclusão ocorre de fato quando todos se enxergam como especiais. O professor é o maior agente inclusivo, pois, mesmo com as dificuldades que o Brasil apresenta na Educação, continua sendo um pilar importante para disseminar as boas práticas inclusivas.

Biografia do Autor

  • Andreza Fiorini Perez Rivera, Universidade Estadual de Goiás
    (Mestranda – UEG)
  • Geraldo Eustáquio Moreira
    Professor Doutor
  • Helma Salla, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    (Mestranda – UEG)

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Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PAINEL - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS