INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKI
Palavras-chave:
Necessidades Educativas Especiais. Inclusão. Atuação docente. Contribuições de VygotskiResumo
Diante da crescente necessidade de incluir as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as escolas ainda se mostram despreparadas para dar a adequada assistência para qualquer criança que tenha essa necessidade diferenciada. Mesmo com os avanços que a inclusão teve no Brasil, ainda não estamos abraçando o diferente como deve ser de forma respeitosa aos seus direitos e conquistas. Faltam aos profissionais da educação discernimento e conhecimento da importância das crianças com NEE nas instituições de ensino para a promoção da igualdade. A história da inclusão não é recente e ainda vivenciamos questões de preconceito e a não aceitação do “diferente”. Conhecer a história da inclusão de crianças com NEE, representa um grande passo para a aceitação, pois a inclusão ocorre de fato quando todos se enxergam como especiais. O professor é o maior agente inclusivo, pois, mesmo com as dificuldades que o Brasil apresenta na Educação, continua sendo um pilar importante para disseminar as boas práticas inclusivas.Downloads
Publicado
2017-03-28
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PAINEL - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS