OPERAÇÕES ARITMÉTICAS: REGISTROS E NOTAÇÕES NO CONTEXTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS

  • Emanuele Araújo SIlva Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Mylena Sousa
  • Vallery Gomes
  • Sonia Bessa

Resumo

A inserção de jogos no ensino da aritmética ainda é algo questionado no cenário educacional. Contudo trata-se de uma metodologia ativa com forte apelo à construção do conhecimento. O presente relato tem como objetivo apresentar intervenção educacional com jogos e analisar as possíveis contribuições destes para o ensino da aritmética bem como a evolução dos estudantes ao longo da intervenção pedagógica. As intervenções foram realizadas em um bairro periférico de escola pública do município de Formosa Goiás. Participaram 8 crianças com idade de 7 e 8 anos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental e três estudantes bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Para a intervenção pedagógica foram dois encontros semanais com 1h30 de duração, durante um período de 3 meses. Para as intervenções foram utilizados jogos de regras abordando as operações aritméticas e algumas situações problemas. Ao término das intervenções, verificou-se uma significativa evolução dos alunos, relatando as mudanças notadas quanto as noções aritméticas e também de seu comportamento. A partir dos registros dos jogos é possível verificar uma notável evolução na construção do número e nas operações aritméticas.

Publicado
2018-03-16