DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS: PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES

  • Juliana Brandão
  • Mikaele Barros
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

Resumo

Os três primeiros anos de vida são fundamentais para desenvolvimento infantil, pois está marcado por significativas descobertas no mundo exterior. O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento motor de crianças com idade de 2 a 3 anos mediante a intervenção pedagógica, para tanto, participaram 15 crianças de maternal II de Escola Municipal da região de Formosa-GO. Foram realizadas 10 intervenções pedagógicas com 3 horas semanais, trabalhando a psicomotricidade totalizando 30 horas.  Verificou-se a participação efetiva das crianças nas situações lúdicas propostas durante as regências. Este estudo abre discussões sobre as possibilidades de inserção de metodologias ativas desde o estágio  sensório motor.

Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Publicado
2018-03-16