BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

  • Jully Mendes Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Alzenira Miranda

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil. As brincadeiras são enfocadas como instrumento pedagógico de suma importância no desenvolvimento da criança. Essas atividades ajudam a construir o conhecimento e ainda proporcionam momentos lúdicos e prazerosos para a criança. Portanto, o conhecimento pode ser construído por meio desse mecanismo lúdico, mediante a intervenção educacional. Participaram dessa investigação 16 crianças de 4 anos de idade, sendo 09 meninos e 07 meninas, durante as 5 observações de aula, numa instituição infantil municipal. Em seguida buscou-se uma revisão bibliográfica para dar sustentação teórica para uma melhor compreensão dos fatos. Assim, percebeu-se a necessidade em desenvolver um trabalho de natureza qualitativa e quantitativa, voltado para brincadeiras direcionadas com as crianças da educação infantil do Jardim I. Durante as intervenções pedagógicas foram realizados o circuito de bambolês, o jogo de boliche, atividades psicomotoras, rodas de brincadeiras e a história do “Chapeuzinho vermelho”. Os resultados foram nítidos no decorrer das atividades propostas. O objetivo com essas brincadeiras foi trabalhar com as crianças o movimento do corpo, o equilíbrio, a discriminação visual, a atenção e concentração, a lateralidade, regras e conhecimento de mundo, de forma prazerosa. Ao concluir os trabalhos percebeu-se que houve uma evolução nas crianças nos aspectos psíquico, afetivo, social e cognitivo. Dessa forma, destaca-se a importância do brincar como um meio que proporciona o desenvolvimento do aluno e que gera uma aprendizagem significativa. 

Publicado
2018-03-16