ATIVIDADES DO CONHECIMENTO FÍSICO NO ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR

  • Kariny Trindade
  • Taiane dos Santos
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Alzenira Miranda

Resumo

O conhecimento físico dos objetos é muito importante nos primeiros anos de vida das crianças, possibilitando o começo de uma infinita construção de saberes e de desenvolvimento. No estágio sensório motor (0-2 anos) é essencial o educador possibilitar meios para que o educando possa construir o seu conhecimento ao interagir com objetos para provocar sensações e descobertas.  O presente estudo tem por objetivos analisar o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos de idade, mediante intervenção educacional, para tanto participaram quinze crianças do maternal I de uma escola Municipal, sendo nove do sexo feminino e 6 do sexo masculino. Durante o período de 3 semanas totalizando nove horas de intervenção. Verificou-se a participação efetiva dos estudantes nas atividades que envolviam o conhecimento físico. Eles ficaram motivados demonstraram curiosidade nas atividades e surpresa ao manipular os objetos. As crianças demonstraram sentir-se a vontade para descobrir as características dos objetos, participaram ativamente e mostram-se motivados à participação. Este estudo abre discussões sobre a inserção de metodologias ativas que promovam o conhecimento físico no estágio sensório motor.

Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Publicado
2018-03-16