PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

  • Karolayne Pinheiro Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Marcele Figueiredo
  • Marilda Mamedio

Resumo

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) se faz presente em todas as instituições de ensino, buscando atender o contexto no qual as mesmas estão inseridas. Ele tem o importante papel de estabelecer maior vinculação entre escola e sociedade, onde a troca de conhecimento entre as partes possibilita a resolução de impasses e dificuldades. Esta pesquisa objetivou analisar como o PPP é percebido em sua dimensão teórica dentro das instituições, assim como o modo em que sua prática se efetiva nas unidades escolares. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa-descritiva, baseada em averiguações empíricas. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, constituído de 06 questões, sendo todas elas discursivas. Participaram deste estudo 02 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Formosa como pesquisadoras. Participaram como sujeitos da pesquisa 01 diretor, 03 coordenadores e 14 docentes que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos foram distribuídos em 03 escolas municipais, de bairros da periferia do município de Formosa-GO. De acordo com a bibliografia consultada é visto que o PPP é de suma relevância como base para nortear o trabalho a ser desenvolvido na instituição de ensino, sendo possível perceber tal concepção na resposta dos participantes. Porém, verificou-se que existem muitas falhas quanto à execução das ações previstas nesse documento, pois muitos dos aspectos encontrados no PPP não são desenvolvidos de maneira significativa, a relação entre teoria e prática se encontra defasada.

Publicado
2018-03-16