ESPAÇO FÍSICO: NECESSIDADE DE INFRAESTUTURA CORRESPONDENTE ÀS CARÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO

  • Maria Aparecida Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Nataly Gama
  • Marilda Mamedio

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de reconhecer que a infraestrutura das instituições de ensino influência na aprendizagem dos estudantes, levando em consideração que as necessidades de interação dos mesmos devem ser atendidas por este espaço. A pesquisa justifica-se pelo reconhecimento da importância do ambiente na aprendizagem e desenvolvimento das crianças, especialmente na primeira fase do ensino fundamental. A unidade de ensino analisada foi uma instituição pública em que foi realizado o estágio supervisionado no decorrer do primeiro semestre de 2017. Para verificar se a escola se constitui em um espaço para atender essas necessidades foi realizado um estudo de caso, a partir da observação de toda a área da escola, cujo objetivo foi analisar quais as deficiências e inadequação do mesmo, tendo como parâmetro as reais necessidades das crianças da faixa etária atendida. A pesquisa foi fundamentada no método dedutivo, tendo como instrumento a entrevista e como sujeitos os membros da referida unidade escolar, sendo estes, um professor e um estudante. Constatou-se que a escola está em condições contrárias ao que se esperava e ao analisar as respostas dos entrevistados foi perceptível a desaprovação dos mesmos à unidade de ensino e ao estado precário em que se encontra.

Publicado
2018-03-16