TRANSFORMANDO O ENSINO DE GEOMETRIA, APARTIR DA LEITURA E ESCRITA MATEMÁTICA.

Autores

  • Maria Eduarda Silva Feliciano Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis
  • Estéfane Borges Xavier
  • Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis

Palavras-chave:

Ensino da geometria, Leitura e escrita na matemática, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias ativas

Resumo

O artigo aborda o ensino da Geometria, destacando sua relevância na matemática e no cotidiano, além de apontar a prevalência do seu ensino tradicional, focado em fórmulas, o que desmotiva os alunos e dificulta a compreensão dos conceitos. Para superar essa problemática, propõe-se a adoção da aprendizagem baseada em problemas, com a manipulação de materiais concretos e a integração de leitura e escrita, visando tornar o aprendizado mais relevante. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2024 com turmas do 9° ano em uma escola estadual Anápolis (GO), por meio da oficina "Mistério Geométrico: Os exploradores de formas", que combinou leitura de uma história criada pelas autoras do trabalho, e atividades práticas individuais e em grupos. Os resultados mostraram que o uso de recursos visuais e concretos facilitou a compreensão dos conceitos, embora persistem dificuldades com termos como volume e capacidade. O trabalho em grupo foi desafiador, com dispersão de alguns alunos, mas a abordagem promoveu uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente. Conclui-se que a metodologia empregada foi eficaz, mas requer ajustes, como maior mediação dos professores e mais tempo para atividades práticas, especialmente para alunos com deficiência, reforçando a importância de práticas pedagógicas inovadoras no ensino da Geometria.

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Publicado

2025-08-20