EXPLORANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Gustavo dos Santos Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Maria Eduarda Silva Feliciano Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Estéfane Borges Xavier Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Geometria, Proposta Pedagógica

Resumo

Este artigo investiga como a modelagem matemática pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para o ensino de geometria, com ênfase no cálculo de área e volume de um paralelepípedo. A pesquisa, realizada no contexto do programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Goiás, investiga as dificuldades encontradas pelos alunos no aprendizado desses conceitos devido à abordagem superficial do ensino de geometria nas escolas. Assim, segundo estudos teóricos realizados, a modelagem matemática pode melhorar a compreensão dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e prático. O objetivo é propor uma atividade que combine teoria e prática, utilizando situações reais, como o cálculo de embalagens, para ensinar conceitos necessários para uma educação integral dos estudantes. Espera-se que a proposta contribua para uma aprendizagem mais acessível, além de incentivar o desenvolvimento do pensamento matemático e a aplicação de conceitos em situações do cotidiano.

Downloads

Publicado

2025-08-20