INGRESSANTES EM ENGENHARIA AGRÍCOLA NA UEG: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE PERFIL E EXPECTATIVAS
Palavras-chave:
Calouros , Perfil , Motivação, IntegraçãoResumo
O estudo exploratório-descritivo investigou o perfil dos calouros do curso de Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Goiás (UEG), utilizando abordagens quantitativas e qualitativas. O objetivo foi compreender suas motivações para escolher o curso e suas experiências acadêmicas e profissionais anteriores, visando melhorar a recepção e integração acadêmica. Os dados foram coletados via questionário online durante uma apresentação institucional, analisados quantitativamente por estatística descritiva e qualitativamente por análise de conteúdo. Os resultados revelaram um perfil predominantemente jovem de ingressantes, motivados principalmente pela área agrícola, porém com variações significativas no conhecimento prévio sobre a profissão e a academia. Dificuldades em disciplinas como Cálculo, Física e Botânica Agrícola foram destacadas, assim como desafios relacionados ao deslocamento para frequentar o curso. As descobertas indicam a necessidade de iniciativas de acolhimento, suporte acadêmico reforçado e maior divulgação das oportunidades associadas ao curso e atividades extracurriculares.