Explorando Micronúcleos: A Produção de História em Quadrinhos Como Ferramenta Educativa

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem lúdica, Biomonitoramento de populações, Ensino de genética, Popularização da ciência

Resumo

O uso exclusivo de métodos tradicionais, como aulas expositivas, pode tornar o aprendizado monótono e reduzir o engajamento dos estudantes. Para estimular o interesse e facilitar a compreensão de conceitos em genética, este estudo teve como objetivo criar uma uma cartilha educativa sobre micronúcleos, que são biomarcadores de danos genéticos. O material será é ilustrado, permitindo que estudantes de diferentes níveis compreendam o tema de forma lúdica e interativa. O desenvolvimento da cartilha envolveu a pesquisa de artigos científicos sobre micronúcleos, a elaboração de esboços em papel, a digitalização das ilustrações na plataforma PENUP e a finalização no Canva. O produto final foi uma história em quadrinhos com 15 páginas, contendo diálogos, atividades interativas e um glossário. Essa abordagem inovadora busca tornar o ensino de genética mais dinâmico e atrativo, promovendo uma melhor assimilação do conhecimento científico.

Biografia do Autor

  • Dr Andreia Juliana , Universidade Estadual de Goiás

    Docente do ensino superior em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Goiás: Anápolis, Goiás, BR. Doutora em Agronomia - área de concentração Genética e Melhoramento de Plantas e Mestre em Biologia - área de concentração Biologia Molecular (Biolgia).

  • Dr. Flávia Melo , Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Biomedicina (1997), Mestrado em Biologia (2000) e Doutorado em Ciências Ambientais (2005) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás - UEG - e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, participando nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Genética e Ciências Ambientais e Saúde. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular Animal, Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética Molecular, Marcadores Moleculares e Genética da Conservação.

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Publicado

2025-08-20