Explorando Micronúcleos: A Produção de História em Quadrinhos Como Ferramenta Educativa
Palavras-chave:
Aprendizagem lúdica, Biomonitoramento de populações, Ensino de genética, Popularização da ciênciaResumo
O uso exclusivo de métodos tradicionais, como aulas expositivas, pode tornar o aprendizado monótono e reduzir o engajamento dos estudantes. Para estimular o interesse e facilitar a compreensão de conceitos em genética, este estudo teve como objetivo criar uma uma cartilha educativa sobre micronúcleos, que são biomarcadores de danos genéticos. O material será é ilustrado, permitindo que estudantes de diferentes níveis compreendam o tema de forma lúdica e interativa. O desenvolvimento da cartilha envolveu a pesquisa de artigos científicos sobre micronúcleos, a elaboração de esboços em papel, a digitalização das ilustrações na plataforma PENUP e a finalização no Canva. O produto final foi uma história em quadrinhos com 15 páginas, contendo diálogos, atividades interativas e um glossário. Essa abordagem inovadora busca tornar o ensino de genética mais dinâmico e atrativo, promovendo uma melhor assimilação do conhecimento científico.