LEITURA PROFICIENTE COMO ATIVIDADE RESPONSIVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS ESTUDOS DISCURSIVOS
Palavras-chave:
Leitura, Sentido, Discurso, Leitor, TextoResumo
Este trabalho aborda a leitura proficiente como uma prática responsiva, considerando a leitura como um ato interativo entre autor, texto e leitor. A problematização gira em torno da concepção limitada de leitura como mera decodificação, propondo uma visão ampliada que valoriza a construção de sentido a partir de elementos linguísticos e extra-textuais. Parte-se do pressuposto de que o texto não contém sentidos prontos, sendo a interpretação dependente da competência do leitor para preencher os vazios deixados pelo autor. O objetivo é refletir sobre o papel ativo do leitor, destacando contribuições teóricas da Análise do Discurso e da Linguística Textual. Os resultados indicam que uma leitura crítica requer o reconhecimento das marcas ideológicas, históricas e sociais presentes na materialidade do texto. Conclui-se que a leitura proficiente não é um ato passivo, mas uma prática de construção ativa de sentidos, essencial para o exercício pleno da cidadania.