PIBID E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO

Autores

  • Kewren Haylane Silva Souza Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Ma. Cibele Pimenta Tiradentes Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Dr. Pedro Paulino Borges Centro de Ensino em Período Integral Virgínio Santillo

Palavras-chave:

Aula prática, Educação básica, Ensino de Ciências, Estações do ano, PIBID

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado nas condições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com foco no ensino de Ciências no Ensino Fundamental. A proposta envolveu uma aula prática sobre as estações do ano, ministrada em uma escola pública de tempo integral de Anápolis (GO), Centro de Ensino em Período Integral Virgínio Santillo, na qual os estudantes do 6º ano construíram modelos representativos das quatro estações do ano. O objetivo foi tornar o conteúdo mais significativo por meio de metodologias ativas. Os resultados observados demonstraram maior participação e compreensão dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O trabalho reforça a importância do PIBID na formação docente e no aprimoramento do ensino nas escolas públicas.

Downloads

Publicado

2025-08-20