A CENOGRAFIA DE LINA BO BARDI: DA DÉCADA DE 1950 À DITADURA MILITAR

Autores

  • Melissa Alihana Costa Martins Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Fernanda Victória Alves dos Reis Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Dra. Maíra Teixeira Pereira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Lina Bo Bardi, Glauber Rocha, Cinema Novo, Ditadura Militar

Resumo

A atuação de Lina Bo Bardi (1914-1992) no Cinema Novo é uma dimensão pouco explorada de sua trajetória, comumente vinculada à arquitetura e ao design. Parte-se da problematização das formas de sua inserção nesse movimento e de como sua visão estética e política influenciou produções cinematográficas marcantes. Sua afinidade com o pensamento de Glauber Rocha (1939-1981) e sua colaboração em filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Prata Palomares (1971) evidenciam uma atuação que ultrapassou funções técnicas. A presença de Lina nos bastidores é marcada por contribuições cenográficas e por um compromisso com uma linguagem visual crítica e popular, reforçando a importância de sua participação como parte ativa na construção simbólica do Cinema Novo. 

Biografia do Autor

  • Dra. Maíra Teixeira Pereira, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Teoria e História da Arquitetura, professora de Arquitetura e Urbanismo, UEG/CET

Downloads

Publicado

2025-08-20