OS AGENTES DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA NO ARRANJO URBANO-REGIONAL DE BRASÍLIA/ANÁPOLIS/GOIÂNIA: UM PANORAMA A PARTIR DAS EMPRESAS INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS

Autores

Palavras-chave:

Crescimento urbano , Agentes imobiliários, Estratégias espaciais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal examinar as características e as estratégias de atuação das principais empresas incorporadoras e construtoras no arranjo urbano-regional de Brasília/Anápolis/Goiânia, entre os anos de 2000 e 2023, uma vez que este eixo possui grande dinamismo regional. Para tal, foram realizados levantamentos de dados das principais incorporadoras e construtoras destas cidades para entender as estratégias espaciais destes agentes e como produzem o espaço urbano, uma vez que estes modificam o entorno imediato de forma a padronizar os edifícios e inserem seus lançamentos imobiliários em bairros específicos da malha urbana para atingir um público-alvo em específico, resultando na acentuação da segregação espacial nas cidades a fim de solidificar as estratégias imobiliárias no arranjo estudado.

Biografia do Autor

  • Dr. Bruno Bonfim Moreno, Universidade Estadual de Goiás

    Graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG - Câmpus Central). O enfoque de pesquisa está ligado à produção do espaço urbano/regional, cidades médias e paisagens do/no cerrado. Integra o Observatório Nacional de Monitoramento e Avaliação das Dinâmicas Imobiliárias e Fundiárias - ONDi e a Equipe de Dourados/MS da Rede de Pesquisadores Sobre Cidades Médias (ReCiMe). Já o enfoque das atividades de extensão tem sido a partir de experiências de desenvolvimento e implantação de jardins com espécies do cerrado. Coordenador do Núcleo Goiás da Associação dos Arquitetos Paisagistas do Brasil - ABAP (Gestão 2024-2026).

Downloads

Publicado

2025-08-20