Imunologia na prática: Um relato de experiência com Hemaglutinação no contexto do PIBID
Palavras-chave:
Aula prática; Ensino de Ciências; Ensino Médio; PIBID.Resumo
O ensino de imunologia no Ensino Médio apresenta desafios, especialmente pela complexidade de seus conceitos. Nesse sentido, aulas práticas se mostram fundamentais, pois possibilitam a concretização do aprendizado e o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com foco no ensino de Biologia no Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida no Centro de Ensino em Período Integral Virgínio Santillo, em Anápolis (GO), onde estudantes da 3ª série participaram de uma aula prática sobre hemaglutinação sanguínea. O objetivo foi facilitar a compreensão de fenômenos imunológicos por meio de uma metodologia ativa e experimental. A prática envolveu a identificação do tipo sanguíneo, orientada por bolsistas do PIBID e o professor supervisor, com atenção às normas de biossegurança. A proposta permitiu que os alunos vivenciassem um conteúdo com relevância escolar e social de maneira segura e objetiva, reforçando a importância da integração entre Universidade e Escola Pública. Os resultados demonstraram maior envolvimento e compreensão por parte dos alunos, evidenciando o potencial do PIBID na formação docente e na qualificação do ensino.