Erosão Hídrica em Solo Arenoso: Um Estudo de Caso

Autores

Palavras-chave:

Processos erosivos; erosão em obras; estabilização de talude.

Resumo

As erosões são eventos naturais, mas podem ser intensificados por ações antrópicas. Existem certas condições que favorecem o aparecimento de processos erosivos, como solos arenosos e desprotegidos. Essas condições estão presentes na área de estudo deste trabalho, cujo objetivo é propor uma solução para as erosões encontradas nas escavações do canteiro de obras da Subestação Urucuia 2. A proposta de solução passou por uma avaliação dos processos erosivos e de como eles se desenvolviam. A solução apresentada consistiu em uma barreira de contenção nas margens das escavações, com a instalação de uma lona de polietileno ou material similar com espessura de 600 micras. A proposta se mostrou eficiente e de fácil instalação, garantindo a estabilidade dos taludes e reduzindo a incidência de processos erosivos.

Biografia do Autor

  • Eduardo Henrique da Silva Santana, UEG/Mestrando

    Formado em Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Santana Padre Arthur Birk. Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás. Teve uma jornada acadêmica marcada por experiências enriquecedoras, como monitoria e atuação em projetos de iniciação científica. Nesses projetos de pesquisa, teve atuação com processamento dos dados com softwares; em laboratório, realizando ensaios para determinação de características físicas de solos; e contribuiu para aquisição de dados geoelétricos em sítios experimentais. Tem experiência na utilização de equipamentos para estudos geofísicos, como Eletrorresistivímetro e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Atualmente é Mestrando em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás, atuando na linha de pesquisa: Tecnologia da Produção, com ênfase no estudo da relação máquina-solo. 

  • Prof. Dr. Paulo Márcio Fernandes Viana, UEG/Professor Doutor

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1995), mestrado e doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo - EESC (1998-2003) e Pós-doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília - UnB (2008). Obteve as seguintes premiações e homenagens: Prêmio Petrobrás de Tecnologia (v. 1998 - Aluno de mestrado e 2006 - Orientador IC), Petrobrás. Homenagem USP e UEG - Referente ao prêmio Petrobrás. Prêmio Tecnologia Social Banco do Brasil, Banco do Brasil. Prêmio Icarahy da Silveira, ABMS. Homenagem USP - Referente ao prêmio Icarahy da Silveira/ABMS, USP. Foi delegado brasileiro da ABMS no YGEC2000 / Southamptom - UK, British Society of Geotecnical Engineering (BSGE). Atualmente é professor efetivo no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás - UEG onde ministra as disciplinas de Mecânica dos Solos, Fundações e Obras de Terra. Diretor Técnico do LTEC - Laboratório Técnico e Engenharia Ltda com experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Laboratório de Solos, Concreto e Asfalto, Mecânica dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Geossintéticos, Fundações, Dutos enterrados, Obras de terra e Drenagem e Diretor Técnico/Comercial da VTB engenharia, empresa de projetos na área de Barragens e obras de Geotecnia desde 2014.

Downloads

Publicado

2025-08-20