Recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia na educação básica de Goianápolis-GO
Palavras-chave:
Ciências; Biologia; Educação básica; RecursosResumo
O ensino de Ciências e Biologia deve priorizar a compreensão de conceitos científicos pelos alunos, ou seja, é essencial que eles dominem e possam aplicar esses conceitos. É indispensável relatar que estas são áreas de estudos muito amplas, e que, portanto, há uma grande variação de possibilidades de ensino, ou seja, de metodologias e recursos. A partir desse entendimento, investigamos quais recursos didáticos os professores de Ciências e Biologia, de Goianápolis-GO, utilizam em suas aulas buscando compreender que fatores interferem nesse processo de escolha. Os resultados, mesmo que ainda parciais, indicam que, independente do tempo de experiência na docência, os recursos mais utilizados pelos professores são o aparelho de datashow, o livro didático e o televisor. Mas, muitos outros recursos também foram citados, tais como: notebook, lousa digital e filmes paradidáticos.