Um estudo sobre a veracidade de conceitos científicos no anime Diário de uma Apotecária

Autores

Palavras-chave:

Anime, Ensino de Ciências, Lúdico

Resumo

Este trabalho investiga o uso de recursos audiovisuais, especificamente o episódio 5 do anime “O Diário de uma Apotecária”, como ferramenta didática para o ensino de Ciências. A problematização parte da necessidade de tornar o ensino de Ciências atrativo e próximo à realidade dos estudantes, que consideram o potencial educativo de mídias populares. A partir do pressuposto de que animes podem mediar conceitos científicos de forma acessível, o objetivo foi analisar os conteúdos científicos presentes no episódio, avaliar sua veracidade e possíveis aplicações pedagógicas. A análise revelou representações corretas de fenômenos como a espectroscopia de chama e os efeitos de substâncias naturais sobre o corpo humano. Com base nisso, propomos uma atividade lúdica investigativa, a fim de estimular o pensamento crítico dos estudantes

Downloads

Publicado

2025-08-20