GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTRATEGIAS PARA PROMOVER O INTERESSE E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Palavras-chave:
aprendizagem; gamificação; Educação de Jovens e Adultos.Resumo
A gamificação tem se mostrado uma estratégia pedagógica eficaz na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao promover maior interesse, participação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de elementos lúdicos e recursos visuais, como na abordagem da Segunda Lei de Mendel, contribui para tornar o ambiente educacional mais dinâmico, interativo e centrado no aluno. Além de facilitar a compreensão de conteúdos científicos, essa metodologia estimula o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e do protagonismo discente — aspectos fundamentais na formação dos jovens e adultos. No entanto, para que a gamificação atinja seus objetivos de forma significativa, é essencial que sua aplicação seja cuidadosamente planejada e alinhada às diretrizes pedagógicas, evitando abordagens superficiais ou meramente recreativas. Quando utilizada de maneira intencional e criativa, a gamificação se configura como uma ferramenta didática valiosa, capaz de transformar a prática educativa e contribuir de forma efetiva para uma aprendizagem mais significativa e participativa.