Aulas Práticas de Ciências: Estímulo ao Interesse e ao Aprendizado Ativo no Ensino Fundamental Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Aula Prática, Educação Básica, Aprendizagem AtivaResumo
O ensino de geologia pode apresentar certa complexidade, por envolver conceitos abstratos e de difícil visualização. Diante disso, este relato descreve uma experiência com atividades de laboratório realizadas durante aulas práticas de Ciências no CEPI Virgínio Santillo, em Anápolis-GO, com as turmas do 7º ano A e B do Ensino Fundamental. O objetivo é apresentar um recorte temporal das atividades práticas desenvolvidas, evidenciando a importância atribuída a essa metodologia de ensino com duas turmas do 7º ano, conforme observada em sala de aula. O período selecionado compreende os dias 07/04 a 11/04, quando foi realizada a construção de um esquema da Pangeia para ilustrar o processo de deriva continental. A atividade teve como finalidade reforçar o conteúdo teórico de geologia por meio da construção de maquetes, promovendo o aprendizado ativo, a participação dos alunos e a compreensão espacial dos fenômenos geológicos de forma concreta e mais acessível.