UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: PROMOVENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • RUTH JULIANA OLIVEIRA DA SILVA Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • LARISSA DE FREITAS SILVA UNIVERSIDADE ESTDUAL DE GOIÁS
  • CIBELE PIMENTA TIRADENTES UNIVERSIDADE ESTDUAL DE GOIÁS
  • PEDRO PAULINO BORGES Centro de Ensino em Período Integral Virgínio Santillo

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; Aulas práticas; Ensino de Ciências; PIBID

Resumo

Este trabalho aborda a utilização de materiais de baixo custo em aulas práticas de Ciências como uma estratégia para tornar o ensino mais acessível, contextualizado e significativo. A partir das experiências desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o estudo problematiza a dificuldade enfrentada por escolas para implementar metodologias ativas, devido às restrições orçamentárias. Parte-se do pressuposto de que práticas pedagógicas criativas e acessíveis contribuem para maior engajamento e compreensão dos conteúdos pelos alunos. O objetivo principal é analisar como o uso de recursos simples pode promover a aprendizagem significativa e estimular o interesse dos estudantes. Os resultados indicam que as atividades realizadas com materiais alternativos favoreceram a participação ativa, a colaboração em grupo e o vínculo entre teoria e prática, fortalecendo a formação docente e o papel transformador da escola.

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Publicado

2025-08-20