UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: PROMOVENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; Aulas práticas; Ensino de Ciências; PIBIDResumo
Este trabalho aborda a utilização de materiais de baixo custo em aulas práticas de Ciências como uma estratégia para tornar o ensino mais acessível, contextualizado e significativo. A partir das experiências desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o estudo problematiza a dificuldade enfrentada por escolas para implementar metodologias ativas, devido às restrições orçamentárias. Parte-se do pressuposto de que práticas pedagógicas criativas e acessíveis contribuem para maior engajamento e compreensão dos conteúdos pelos alunos. O objetivo principal é analisar como o uso de recursos simples pode promover a aprendizagem significativa e estimular o interesse dos estudantes. Os resultados indicam que as atividades realizadas com materiais alternativos favoreceram a participação ativa, a colaboração em grupo e o vínculo entre teoria e prática, fortalecendo a formação docente e o papel transformador da escola.