A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PIBID-UEG
Palavras-chave:
Arte no ensino, Ensino de Ciências, Modelos didáticos, PIBIDResumo
Este estudo investigou a eficácia da modelagem com massinha como estratégia didática, lúdica e prática para o ensino de Ciências da Natureza, com o tema “Camadas da Terra”, para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. A sequência didática, desenvolvida no âmbito do PIBID/CAPES, foi estruturada em três etapas: exposição teórica, atividades escritas e modelagem com massinha. A atividade prática permitiu a simular a visualização da estrutura interna da Terra, promovendo a aprendizagem significativa, a colaboração entre os alunos, melhorando o trabalho em equipe e a fixação do conteúdo trabalhado. Os resultados obtidos permitiram inferir que a modelagem com massinha é uma estratégia eficaz para o ensino de conceitos abstratos em Ciências da Natureza, aumentando a participação e a compreensão dos alunos.