Aspectos da pesquisa em Robótica Educacional no ensino de Ciências no Brasil: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
teses, dissertações, pesquisa de aplicação, produções acadêmicasResumo
Este estudo é uma revisão sistemática que tem por objetivo identificar aspectos da Robótica Educacional no ensino de Ciências no Brasil, por meio da busca no Catálogo de Teses e Dissertações (CT&D) e na Biblioteca de Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de publicações sobre a utilização da Robótica Educacional no ensino de ciências, realizada no mês de março de 2025. Foram selecionados trabalhos caracterizados como pesquisa de aplicação sobre o uso dessa ferramenta no contexto escolar para abordar temas de Ciências da Natureza. A busca no CT&D resultou em 430 estudos e na BDTD em 386, dentre os quais foram incluídos 67 estudos. A partir da leitura da metodologia 18 estudos foram recuperados. Os resultados apontam crescimento de publicações com Robótica Educacional no ensino de Ciências a partir do ano de 2020. O construcionismo é a abordagem mais utilizada, sendo possível associar várias abordagens num mesmo estudo.