EXPERIMENTOS LÚDICOS DE ELETRIZAÇÃO: APLICAÇÃO PRÁTICA DE FENÔMENOS ELETROSTÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Israel Bernardes Santos Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Mestre
  • Mestre
  • Graduação

Palavras-chave:

Aprendizagem lúdica; Eletrostática; Ensino de Física; Metodologia ativa.

Resumo

Este estudo analisou a eficácia de experimentos lúdicos no ensino de eletrostática, utilizando materiais acessíveis como balões, colheres plásticas e agulhas imantadas. A pesquisa partiu da dificuldade em ensinar conceitos abstratos da física, propondo que atividades práticas e interativas facilitam a compreensão dos fenômenos eletrostáticos. Os resultados mostraram alto engajamento dos alunos, melhoria significativa na compreensão conceitual e desenvolvimento de habilidades investigativas. A abordagem garantiu uma participação ativa dos estudantes, comprovando que a integração entre ludicidade e experimentação científica é uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de ciências na educação básica.

Downloads

Publicado

2025-08-20