O MONSTRO DO PAPEL EM BRANCO: STORYTELLING COMO ANTÍDOTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA
Palavras-chave:
Ensino de Arquitetura. , Processo Projetual., Bloqueio Criativo. , Oficina Pedagógica.Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica aplicada na disciplina de Projeto de Arquitetura 2 do terceiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A proposta utiliza o livro “A Síndrome do Papel em Branco”, escrito pelo professor Rodrigo Santana Alves, como recurso didático para enfrentar o bloqueio criativo dos estudantes no momento inicial do processo projetual. A oficina baseada no livro promove reflexões sobre os desafios emocionais e técnicos enfrentados pelos alunos, utilizando dinâmicas como a escrita de sentimentos em folhas de papel e perguntas retóricas que estimulam o autoconhecimento e a colaboração. Os resultados indicam que a abordagem contribui para reduzir a ansiedade dos estudantes, fortalecer sua confiança criativa e melhorar a qualidade das ideias projetuais. Conclui-se que o uso de storytelling e práticas reflexivas pode ser uma ferramenta poderosa no ensino de arquitetura, especialmente em contextos que exigem inovação e superação de barreiras emocionais.