A Construção de Maquetes no Ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Sabrinna Queiroz Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Luany Pereira da Silva
  • Mestre Cibele Pimenta Tiradentes
  • Mestre Vera Lúcia Cardoso de Oliveira

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Metodologias ativas, Construção de maquetes, PIBID, Aprendizagem interdisciplinar.

Resumo

Este trabalho relata a experiência dos pibidianos na aplicação de uma atividade didática envolvendo a construção de maquetes para o ensino de ciências. A proposta visou proporcionar aos alunos uma abordagem prática e interdisciplinar sobre os diferentes tipos de usinas de energia, utilizando materiais recicláveis. A metodologia empregada incluiu a organização prévia do espaço, a disponibilização de materiais diversos e a mediação ativa durante a construção das maquetes. Os resultados indicaram variações no nível de engajamento dos alunos e desafios relacionados ao tempo e à organização. Apesar das dificuldades, a atividade demonstrou potencial para o aprendizado, evidenciando a importância do planejamento detalhado e da mediação docente. Concluímos que a construção de maquetes pode ser uma estratégia eficiente no ensino de ciências, desde que acompanhada de adaptações que garantam a participação equitativa dos estudantes. Durante a atividade, os alunos conseguiram finalizar as maquetes no segundo dia. Algumas maquetes apresentaram um excelente acabamento e detalhamento, enquanto outras ficaram sem muita finalização, evidenciando diferentes níveis de envolvimento e habilidades entre os grupos.

Downloads

Publicado

2025-08-20