A Construção de Maquetes no Ensino de Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Metodologias ativas, Construção de maquetes, PIBID, Aprendizagem interdisciplinar.Resumo
Este trabalho relata a experiência dos pibidianos na aplicação de uma atividade didática envolvendo a construção de maquetes para o ensino de ciências. A proposta visou proporcionar aos alunos uma abordagem prática e interdisciplinar sobre os diferentes tipos de usinas de energia, utilizando materiais recicláveis. A metodologia empregada incluiu a organização prévia do espaço, a disponibilização de materiais diversos e a mediação ativa durante a construção das maquetes. Os resultados indicaram variações no nível de engajamento dos alunos e desafios relacionados ao tempo e à organização. Apesar das dificuldades, a atividade demonstrou potencial para o aprendizado, evidenciando a importância do planejamento detalhado e da mediação docente. Concluímos que a construção de maquetes pode ser uma estratégia eficiente no ensino de ciências, desde que acompanhada de adaptações que garantam a participação equitativa dos estudantes. Durante a atividade, os alunos conseguiram finalizar as maquetes no segundo dia. Algumas maquetes apresentaram um excelente acabamento e detalhamento, enquanto outras ficaram sem muita finalização, evidenciando diferentes níveis de envolvimento e habilidades entre os grupos.