ARTE E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: EXPERIÊNCIA PRÁTICA DESENVOLVIDA NO PIBID-UEG

Autores

Palavras-chave:

Arte no ensino, Modelos didáticos

Resumo

O presente trabalho busca destacar a importância da arte como ferramenta no ensino de Ciências, tornando o aprendizado mais acessível e interativo. A pesquisa foi realizada no contexto do PIBID-UEG, com turmas do sétimo ano do Colégio Estadual Maria Aparecida Alves (CEMAA), em Anápolis-GO. As atividades foram divididas em duas etapas: na primeira, os alunos aprenderam sobre máquinas simples, como alavancas e roldanas, e construíram catapultas, máquina simples destinada a lançar objetos, utilizando materiais recicláveis. Na segunda etapa, após a introdução às máquinas térmicas, os estudantes montaram barcos pop-pop,um brinquedo que funciona como uma máquina a vapor, que produz um som característico “pop-pop”, também reutilizando materiais. A experimentação prática dos modelos possibilitou uma melhor compreensão dos conceitos abordados e contribuiu para a consciência ambiental dos alunos. O uso da arte no ensino se mostrou uma ferramenta para auxiliar no aprendizado dos estudantes, proporcionando um aprendizado mais dinâmico, apesar de alguns desafios enfrentados durante o processo.

 

Biografia do Autor

  • Cibele Pimenta Tiradentes , Universidade Estadual de Goiás

    O presente trabalho busca destacar a importância da arte como ferramenta no ensino de Ciências, tornando o aprendizado mais acessível e interativo. A pesquisa foi realizada no contexto do PIBID-UEG, com turmas do sétimo ano do Colégio Estadual Maria Aparecida Alves (CEMAA), em Anápolis-GO. As atividades foram divididas em duas etapas: na primeira, os alunos aprenderam sobre máquinas simples, como alavancas e roldanas, e construíram catapultas, máquina simples destinada a lançar objetos, utilizando materiais recicláveis. Na segunda etapa, após a introdução às máquinas térmicas, os estudantes montaram barcos pop-pop,um brinquedo que funciona como uma máquina a vapor, que produz um som característico “pop-pop”, também reutilizando materiais. A experimentação prática dos modelos possibilitou uma melhor compreensão dos conceitos abordados e contribuiu para a consciência ambiental dos alunos. O uso da arte no ensino se mostrou uma ferramenta para auxiliar no aprendizado dos estudantes, proporcionando um aprendizado mais dinâmico, apesar de alguns desafios enfrentados durante o processo.

     

  • Vera Lúcia Cardoso de Oliveira , Universidade Estadual de Goiás

     O presente trabalho busca destacar a importância da arte como ferramenta no ensino de Ciências, tornando o aprendizado mais acessível e interativo. A pesquisa foi realizada no contexto do PIBID-UEG, com turmas do sétimo ano do Colégio Estadual Maria Aparecida Alves (CEMAA), em Anápolis-GO. As atividades foram divididas em duas etapas: na primeira, os alunos aprenderam sobre máquinas simples, como alavancas e roldanas, e construíram catapultas, máquina simples destinada a lançar objetos, utilizando materiais recicláveis. Na segunda etapa, após a introdução às máquinas térmicas, os estudantes montaram barcos pop-pop,um brinquedo que funciona como uma máquina a vapor, que produz um som característico “pop-pop”, também reutilizando materiais. A experimentação prática dos modelos possibilitou uma melhor compreensão dos conceitos abordados e contribuiu para a consciência ambiental dos alunos. O uso da arte no ensino se mostrou uma ferramenta para auxiliar no aprendizado dos estudantes, proporcionando um aprendizado mais dinâmico, apesar de alguns desafios enfrentados durante o processo.

     

Downloads

Publicado

2025-08-20