HISTÓRIA DA CIÊNCIA E MODELAGEM: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL

Autores

  • Mirley Luciene dos Santos Universidade Estadual de Goiás/CET-Anápolis
  • José Rondon Galvão Barbosa Graduando em Ciências Biológicas, UEG/CET
  • Gabrielle Borges Silva Graduanda em Ciências Biológicas, UEG/CET
  • Werickson dos Santos Fernandes Graduando em Ciências Biológicas, UEG/CET
  • Maria Clara Silva Moreira Graduanda em Ciências Biológicas, UEG/CET
  • Isabela Camila Botelho da Silva Graduanda em Ciências Biológicas, UEG/CET
  • Clara Costa de Negreiros Graduanda em Ciências Biológicas, UEG/CET

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Educação Científica, Formação de Professores. Estratégias de Ensino. Modelo Didático.

Resumo

Este trabalho relata uma experiência desenvolvida em um curso de formação inicial de professores, que integrou a História da Ciência e a modelagem como práticas pedagógicas no ensino da disciplina de Anatomia e Organografia Vegetal, ofertada no 1º período de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. No semestre letivo de 2025/1, os estudantes foram convidados a construir réplicas dos microscópios utilizados no século XVII, com o objetivo de promover reflexões sobre a construção histórica e coletiva do modelo de célula vegetal, frequentemente abordado de forma descontextualizada no ensino tradicional. Os resultados apontam que a adoção de metodologias como a modelagem e de abordagens interdisciplinares contribui para tornar o processo educativo mais significativo, despertando o interesse dos estudantes e fortalecendo sua formação enquanto futuros professores de Ciências. Investir nessas estratégias representa um avanço na qualidade do ensino e na formação de sujeitos mais críticos, reflexivos e comprometidos com a educação científica.

Biografia do Autor

  • Mirley Luciene dos Santos, Universidade Estadual de Goiás/CET-Anápolis
    Doutora em Ecologia

Downloads

Publicado

2025-08-20