Harry Potter e o Ensino de Ciências: um breve levantamento

Autores

  • Yasmin Plácido dos Santos Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Michelly Suzany Alves Toledo de Oliveira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Beatriz Gomes Ferreira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

 A saga de Harry Potter tem sido utilizada como ferramenta educativa no ensino de Ciências, que conecta a literatura fantástica com conteúdos científicos. Uma revisão bibliográfica analisou sete artigos que destacam práticas como filmes, gamificação e sala de aula invertida. Os estudos demonstram que essas estratégias aumentam o engajamento dos estudantes, tornam os conceitos científicos mais acessíveis e incentivam a interdisciplinaridade. Trabalhos analisados revelam como elementos do universo de Hogwarts podem ser conectados com tópicos de Química, Física e Biologia, que auxilia na compreensão dos conteúdos escolares e promove o protagonismo estudantil. A maior concentração de estudos foi identificada em eventos acadêmicos brasileiros, como o VIII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), e instituições de ensino, como a UNIPAMPA. Os resultados destacam o potencial da literatura fantástica para inovar o ensino de Ciências, que alinha o aprendizado às demandas atuais e desperta o interesse dos alunos por meio de experiências criativas e interativas.

Downloads

Publicado

2025-08-20