Construção de foguetes: os desafios de uma eletiva interdisciplinar
Palavras-chave:
Confecção de foguetes, PIBD, EletivasResumo
O ensino interdisciplinar por meio da construção de foguetes proporciona aos estudantes uma vivência prática de conceitos teóricos, no qual estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Diante disso, este trabalho objetiva-se em estimular o aprendizado em conhecimentos lógico-matemáticos e científicos sobre a construção de foguetes a partir da integração de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, para favorecer a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. O projeto foi desenvolvido em um Centro de Ensino em Período Integral (CEPI), com encontros semanais conduzidos por professores e bolsistas do PIBID. Os estudantes participaram ativamente das etapas de confecção dos foguetes, no qual utilizaram materiais reutilizáveis. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, autonomia e cooperação, além de uma maior compreensão dos conteúdos científicos. A experiência utilizou práticas sustentáveis e metodologias que promovem uma aprendizagem significativa e investigativa.