O LETRAMENTO RACIAL NO CONTEXTO ESCOLAR COMO AÇÃO DE RE (PENSAR) ÀS PRÁTICAS RACISTAS NO MEIO SOCIAL
Resumo
O letramento racial no contexto escolar refere-se à conscientização e compreensão das questões raciais, bem como à capacidade de analisá-las criticamente. O termo "letramento" é usado para enfatizar a importância da alfabetização e da educação formal como espaços para o desenvolvimento desse conhecimento. No Brasil, assim como em muitos outros países, existe uma longa e persistente história de desigualdade racial. O letramento racial propõe a educação como uma forma de enfrentar essa desigualdade e promover a equidade racial. No contexto escolar, o letramento racial implica em um currículo que aborda a história, a cultura e as contribuições dos afrodescendentes, bem como a exposição a diferentes perspectivas e experiências raciais. Diante disso, a presente pesquisa objetiva a discutir em torno da importância do letramento racial dentro da sala de aula, servindo como agente de empoderamento e orgulho da sua própria cor de pele. Com isso, pondera-se a destacar que esta pesquisa é de cunho bibliográfico. Desse modo, este trabalho obteve como resultado que o letramento racial no contexto escolar busca promover a conscientização, a análise crítica e a ação em relação às questões raciais, a fim de criar um ambiente educacional mais justo e inclusivo para todos. Para, além disso, ao desenvolver o letramento racial no contexto escolar, espera-se que os estudantes adquiram um conhecimento mais aprofundado sobre a história e as desigualdades raciais, além de desenvolver habilidades para desafiar estereótipos e lutar por um mundo mais igualitário.