Salas multisseriadas e Escola do Campo: possibilidades de transformações profundas do currículo do docente e do educando

Autores

  • Vinícius Fagundes dos Santos Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos

Palavras-chave:

Educação, Zona rural, Formação de professores

Resumo

RESUMO: A educação brasileira vem passando por intensas transformações paradigmáticas e reformulações contextuais das mais variadas em seu currículo. Instituições educacionais em grandes centros urbanos recebem, ano após ano, um número maior de alunos vindo de regiões isoladas, zonas rurais, povoados e distritos municipais, buscando profissionalização acadêmica e, por consequência em inúmeras realidades, partindo para o êxodo rural. A temática educacional é foco de discussões e tem sido alvo de críticas exponenciais no que tange à qualidade do ensino no Brasil. No ranking mundial da Educação, o Brasil ainda não ocupa posição satisfatória de grande relevância e, se partirmos deste pressuposto, a realidade das escolas isoladas e campesinas sofrem ainda mais com essa discrepância sócio-cultural e educativa, sendo analisada por muitos educadores como um desafio a ser vencido. Mas será que esse paradigma pode ser quebrado? Escola do campo pode sim, ter qualidade? A resposta vem com a realidade analisada a seguir.

Biografia do Autor

  • Vinícius Fagundes dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos
    Professor, Pedagogo, Licenciado em Letras, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência Universitária. Professor de diversos cursos de Pós graduação na área de formação de professores. Atualmente, faz parte do efetivo da Educação de São Luis de Montes Belos.

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Publicado

2016-11-24