A DERMATO-FUNCIONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: VISÃO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA CIDADE DE INHUMAS-GO

Autores

  • Talumy Cristina Silva Unidade Universitária de Inhumas
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação do profissional. Currículo. Fisioterapia Dermato-funcional.

Resumo

A globalização do mundo contemporâneo provoca mudanças intensas e rápidas em todos os setores da sociedade, inclusive o da educação. Agilidade nos retornos entre as relações teoria e prática são exigências do mercado profissional, o estudo a seguir objetiva conhecer e compreender o cenário de formação do profissional do Fisioterapeuta atuante no mercado da cidade de Inhumas-GO. O referencial parte de autores críticos e documentos legais sobre a fisioterapia como: Guirro e Guirro, 2004; Rebelatto e Botomè, 1999; Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia e a Resolução COFFITO n°. 362 de 2009. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e de campo sobre o tema da matriz curricular do curso de graduação em fisioterapia, com base na seguinte problemática: a disciplina Dermato-funcional esteve presente na matriz curricular? Os dados foram coletados por meio de um questionário, com amostra composta por 10 (dez) profissionais e os resultados revelaram que na opinião da maioria dos participantes os conhecimentos oferecidos durante a graduação na área de Dermato-Funcional demonstraram-se insuficientes para atuação, deste modo, aqueles que fizeram opção por atuar nesta área buscaram formação além da graduação.

Biografia do Autor

  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga, especialista em Avaliação Institucional, mestre em Educação, doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UEG/UFRJ)

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Publicado

2011-03-17

Edição

Seção

Artigos