A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DOCENTE: Discursos, crenças e emoções de uma professora de língua portuguesa do ensino médio

Autores

  • Tatiane Dutra de Godoi Arriel UEG
  • Hélvio Frank de Oliveira UEG

Palavras-chave:

Identidades, Professora de Língua Portuguesa, Escola Pública.

Resumo

Este estudo, situado no campo da Línguística Aplicada Crítica, tem como foco a construção de identidades do professor de língua portuguesa (língua materna) do Ensino Médio. A presente pesquisa objetiva compreender o processo de construção de identidades docentes, à luz de teorias críticas, por meio da análise de discursos, crenças e emoções de uma professora de língua portuguesa do Ensino Médio no contexto de uma escola pública. O desenvolvimento desta é justificado com base na concepção de que a partir da compreensão do ser-professor será possível nortear o fazer-se professor (GATTI, 1996). Nesta análise levaremos em consideração, além de sua formação profissional e a prática em sala de aula, fatores sócio-histórico-culturais e a subjetividade deste sujeito, haja vista que o professor é um ser humano carregado de sentimentos e inserido em contextos socioculturais (VYGOTSKY, 1998), que poderão influenciar na constituição de suas identidades e refletidas em sua prática profissional docente através da linguagem. Para fundamentar teoricamente este trabalho serão utilizadas teorias relacionadas a estudos culturais (HALL, 2009, 2014) e à abordagem crítica da Linguística Aplicada. Partindo do pressuposto de que as identidades são múltiplas, complexas, heterogêneas e sempre em movimento, este trabalho procura elencar a configuração das identidades como fenômenos em constantes transformações no decorrer dos tempos, em contado com práticas sociais e que recebe influências de diversos elementos externos concretos e/ou subjetivos. Esta pesquisa qualitativa/interpretativista (MOITA LOPES, 1994), na fase atual de revisão bibliográfica, tem como método de investigação o estudo de caso proposto por intermédio de narrativas e será conduzida com uma professora regente de escola pública urbana, no interior do estado de Goiás. Almeja contribuir para um maior conhecimento acadêmico das identidades de um docente de línguas, em especial da língua portuguesa, e ajudar no desenvolvimento de profissionais reflexivos e críticos para atuarem na sala de aula. Palavras-chave: Identidades; Professora de Língua Portuguesa; Escola Pública.

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Publicado

2018-10-13