CULTURA ESCOLAR E A LEI 10.639
Palavras-chave:
Educação; Formação de Professor; Diversidade Cultural.Resumo
Este trabalho insere-se ao projeto de pesquisa História e Memória da Educação e da Cultura Escolar em espaços de trijunção (GOIÁS-MINAS GERAIS e TOCANTINS). Um dos eixos da referida pesquisa propõe desenvolver estudos e pesquisas sobre as escolas, as Instituições educativas/educacionais, em suas diferentes modalidades. Considera-se que acerca desta temática que o papel do professor frente ao ensino tem muito que avançar no sentido do diálogo com as deferentes vozes e culturas que constituem a educação, sobretudo marcadas por identidades coletivas próprias. Os referenciais estão ancorados nos estudos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Gomes (2005), trata da educação e relações sociais, Brzenziski, (2018), Brasil (2003), Laraia (2003), entre outros, os quais possibilitarão o entendimento da temática. Cabe destacar que o texto trata-se apenas de um dos estudos que objetiva refletir a formação do professor e analisar as práticas educativas de ensino para a educação respondendo a questão que se propõe: Qual o compromisso sociopolítico dado à importância e finalidades da educação escolar mediada pelas diversas manifestações e expressões de cultura. É preciso que se trabalhe (e se pratique), nos processos educativos e nos espaços organizativos, com a ideia de formação de uma consciência ampliada e da formação omnilateral formação humana. Esta pressupõe a conscientização política, mas, a transcende porque envolve o esforço individual e coletivo efetivo de vivencia de outra ética e moral, que não a ditada pelo capital. Superar preconceitos geracionais, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, religiosos, aprender a construir relações de modo transparente e dialógico, compreendendo o diálogo como proposto por Freire (2003).