IDEIAS EM RESSONÂNCIA: UMA CARTA AOS PROFESSORES SOBRE RAÇA, GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES

Autores

  • Antônio Augusto Oliveira Gonçalves
  • Flávia Valéria Cassimiro Braga
  • Paulo Brito do Prado

Palavras-chave:

Gênero; Raça; Intersecções; Ensino.

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo propor diálogos sobre o trabalho de professores e dar ressonância a várias questões em torno da raça, do gênero e de suas intersecções.  Pretendemos conversar sobre ataques intensos e constantes ao trabalho da docência desde a educação básica até o ensino superior e elucidar que neste campo em disputa disciplinas voltadas ao ensino das ciências humanas e seus professores passaram a sofrer sistemática perseguição. Acreditamos que o combate a debates relativos a raça, gênero, classe e suas intersecções tem promovido um solapamento do direito de ensinar e de aprender. Primeiramente pretendemos conversar sobre como nós estamos abordando assuntos ligados ao racismo em sala de aula e questionar se estamos também colocando em jogo a questão das intersecções, porque é sobre isso que queremos tratar neste momento. Também pretendemos lembrar que nós de ‘humanas’ lidamos com um universo de questões muito incômodas e inquietadoras, o que não poderia ser diferente, nossas aulas ventilam nossas pesquisas, nossas leituras e nossas discussões históricas, e, talvez, isso nos deixe mais ainda à mercê das políticas educacionais do neoliberalismo, haja vista que nós estamos amiudamente mais rechaçados que outras

Biografia do Autor

  • Antônio Augusto Oliveira Gonçalves

    Doutorando em Antropologia Social, linha de pesquisa: Etnopolíticas, resistências e transformações. epistemológicas

    Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFG).

    Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Flávia Valéria Cassimiro Braga

    Doutoranda em Antropologia Social, linha de pesquisa: Corpo e marcadores sociais da diferença.

    Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFG).

    Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

    Professora da Universidade Estadual de Goiás, Campus Silvânia, Silvânia, Goiás, Brasil.

  • Paulo Brito do Prado

    Doutor em História, linha de pesquisa: História contemporânea “cultura e sociedade”.

    Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFF).

    Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Doutorando em Antropologia Social, linha de pesquisa: Corpo e marcadores sociais da diferença.

    Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFG).

    Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

    Professor da SEDUC-GO, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil.

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Publicado

2019-03-25