IDEIAS EM RESSONÂNCIA: UMA CARTA AOS PROFESSORES SOBRE RAÇA, GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES
Palavras-chave:
Gênero; Raça; Intersecções; Ensino.Resumo
Esta comunicação tem como objetivo propor diálogos sobre o trabalho de professores e dar ressonância a várias questões em torno da raça, do gênero e de suas intersecções. Pretendemos conversar sobre ataques intensos e constantes ao trabalho da docência desde a educação básica até o ensino superior e elucidar que neste campo em disputa disciplinas voltadas ao ensino das ciências humanas e seus professores passaram a sofrer sistemática perseguição. Acreditamos que o combate a debates relativos a raça, gênero, classe e suas intersecções tem promovido um solapamento do direito de ensinar e de aprender. Primeiramente pretendemos conversar sobre como nós estamos abordando assuntos ligados ao racismo em sala de aula e questionar se estamos também colocando em jogo a questão das intersecções, porque é sobre isso que queremos tratar neste momento. Também pretendemos lembrar que nós de ‘humanas’ lidamos com um universo de questões muito incômodas e inquietadoras, o que não poderia ser diferente, nossas aulas ventilam nossas pesquisas, nossas leituras e nossas discussões históricas, e, talvez, isso nos deixe mais ainda à mercê das políticas educacionais do neoliberalismo, haja vista que nós estamos amiudamente mais rechaçados que outras