Uma Reflexão sobre a Influência da Afetividade no Pensamento e Fala sob o Ponto de Vista da Teoria de Desenvolvimento e Aprendizagem de Vygotsky

Autores

  • Alcides Hermes Thereza Júnior Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Neste trabalho busco evidenciar a relação entre cognição e afeto da teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998) para explicar a influência da afetividade na produção de pensamento. Além disso, faço uma breve reflexão, nas considerações finais, sobre a inadequação dos métodos de avaliação oral utilizados para verificar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos em cursos de idiomas. A princípio, justificarei o termo sociointeracionista para referir a sua teoria. Em seguida tratarei da questão da relação entre pensamento e fala para chegar à influência da afetividade sobre o pensamento e fala, e por último, a questão de desenvolvimento e aprendizagem para Vygotsky e Piaget. Vale ressaltar que utilizarei as concepções de Vygotsky para análise dos métodos de avaliação oral utilizado por professores de cursos de idiomas.

Biografia do Autor

  • Alcides Hermes Thereza Júnior, Universidade Estadual de Goiás

    É graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade de Uberaba e concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha como professor efetivo, em regime de dedicação exclusiva, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, no curso de Letras e é revisor do periódico Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS). Participou do projeto de Iniciação à Docência do subprojeto de Língua Portuguesa do curso de Letras da UEG, Câmpus Goiás, de agosto de 2012 à março de 2014. Tem experiência na área de formação de professores e estágio supervisionado, com ênfase em Ensino de Inglês e Ensino de Língua Portuguesa com base nos gêneros textuais.

Downloads