A RELAÇÃO DO COACHING EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma necessidade no processo de ensinagem

Autores

  • Vanessa Amélia
  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Patrícia Ramiro Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação de Professores. Coaching Educacional. Ensinagem.

Resumo

Este artigo visa discutir sobre a relação do coaching educacional para a formação de professores, enquanto uma necessidade no processo de ensinagem. A ruptura do paradigma tradicional de ensino inaugura uma discussão sobre as concepções de uma nova relação professor e aluno e novas formas do processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto defendemos que a relação professor e aluno deve se pautar no coaching educacional, visando a ensinagem e a construção do conhecimento. A discussão faz parte do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinar e atualmente esta ligada a um projeto de pesquisa intitulado “COACHING EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO HUMANA: concepções, sentidos e construções”. Com o presente trabalho objetiva-se enfatizar as contribuições do coaching para a formação de professores, bem como as características do mesmo, que podem favorecem a ensinagem. Visto que faz-se necessário lapidar o potencial de cada aluno de forma a favorecer o desenvolvimento de suas habilidades, bem como, a superação de barreiras que impedem a ensinagem.

Biografia do Autor

  • Vanessa Amélia
  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
  • Patrícia Ramiro, Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2016-09-21