O PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: possibilidade e desafios

Autores

  • Thiffanne Pereira dos Santos
  • Brenda Fonseca de Oliveira
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Resumo

O presente artigo discute a questão da formação docente com vistas ao desenvolvimento de uma educação para a diversidade nas instituições de ensino regular. Aborda a relação entre a formação do professor e o sucesso da inclusão escolar. Para tanto, demonstra a relevância da formação do professor no processo de inclusão escolar e discute como uma formação pautada no respeito da diversidade pode colaborar com a inclusão escolar. Sendo assim, aponta para a necessidade de uma formação docente que ofereça subsídios ao professor e que contribua para a realização de ações educativas baseadas na valorização da diversidade presente nos ambientes educativos, bem como no respeito as singularidades de cada aluno. O texto também apresenta reflexões sobre os principais desafios para a implementação de uma formação docente para a diversidade. Ressalta que existem diversas políticas públicas que enfatizam a necessidade de uma formação dos professores para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico concernente com a perspectiva inclusiva. Porém, essas políticas ainda não são implementadas de forma a atender todos esses profissionais possibilitando a realização de práticas educativas que realmente atendem as necessidades individuais de cada sujeito. É primordial, portanto, encontrar caminhos que permitam a efetivação das políticas voltadas para a formação docente para a diversidade a fim de garantir uma educação de qualidade para todos. Assim, a proposta de estudo gira em torno da reflexão sobre as possibilidades que uma formação docente pautada no respeito a diversidade pode trazer para o desenvolvimento de um trabalho educativo que realmente contribua para a efetivação da inclusão escolar. 

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL