TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH): Reflexões iniciais

Autores

  • Lorrayne Claudino de Souza Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH). Conceituações. Causas. Sintomas.

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos iniciais para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Tem como objetivo abordar o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): conceituações e perspectiva histórica, suas causas, sintomas, características, classificações e possíveis tratamentos. É preciso que os professores conheçam um pouco sobre o TDAH, para não criarem barreiras em relação à criança e tentarem dar uma maior atenção a quem possui o transtorno. Além disso, integrar várias orientações já existentes, de forma mais prática, visando auxiliar todos aqueles que estão em contato com essas crianças, é uma grande necessidade para que se saiba realizar a identificação, apontar encaminhamentos, bem como intervir pedagogicamente para amenizar os sintomas do transtorno no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico em Benczik (2000), Goldstein (2006 e 2009), Mattos (2012), Palma (2013), entre outros. O TDAH pode acarretar sérios prejuízos ao desenvolvimento acadêmico, social e familiar da criança. E incluindo em vista que esta é uma problemática que prejudica a criança e se estende por toda a vida do indivíduo que o possui, buscou-se indicar a necessidade do correto, minucioso e precoce diagnóstico, já que as manifestações dos sintomas são perceptíveis principalmente no contexto escolar, tardiamente, onde a criança apresenta comportamentos caracterizados pela desatenção, hiperatividade e impulsividade, comumente confundidos com indisciplina e rebeldia.

Referências

Referências

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL