Anais do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE) (ISSN 2447-9357)

O CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL E OS DESAFIOS PROFISSIONAIS

O Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão (SEPE) do Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) vem sendo realizado desde 2005.

Ao longo desses anos, e sem interrupções, vem se ampliando e incorporando outros eventos que ocorriam isoladamente no Campus, o que tem conferido a este seminário significativa relevância para a socialização das pesquisas, ações de extensão e atividades de ensino que são desenvolvidas no CCSEH.

O histórico deste evento evidencia que o atual SEPE se configura como uma prática consolidada deste Campus. Como dito, esse seminário teve início em 2005 com a Jornada de Iniciação Científica. Em 2006, agregou-se o Seminário de Pesquisa dos Professores. Em 2014, com dois mestrados, ampliou-se para Pós-Graduação e Extensão. Em 2015, mostrando o vigor acadêmico dos docentes e discentes do CCSEH, incluiu a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso tanto destes quanto dos egressos e as experiências dos discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Em 2016, para dar continuidade a sua trajetória, incorporará as semanas dos cursos de graduação, tanto das licenciaturas - Geografia, História, Letras e Pedagogia, quanto dos bacharelados - Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas num só evento. Tal incorporação, sem dúvida, fará do SEPE-2016, um dos maiores eventos do CCSEH.

Sua realização é motivada pelo entendimento de que o SEPE se constitui num espaço/momento ímpar para se proceder à socialização das pesquisas, das atividades extensionistas e de ensino desenvolvidas pelos professores deste Campus. Para os discentes é uma oportunidade a mais para que suas pesquisas sejam apreciadas, publicadas e premiadas, sejam elas oriundas dos trabalhos desenvolvidos junto à iniciação científica, das experiências/pesquisas advindas do PIBID, dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da graduação e da pós-graduação lato sensu, como também das pesquisas realizadas pelos Programas de Mestrado: Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) e Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER).

As abordagens do SEPE em 2016 serão orientadas pela discussão do tema O cenário econômico nacional e os desafios profissionais” que, por sua vez, procurará analisar a atual conjuntura econômica em que se encontra o país e seus reflexos no que tange às relações/condições de trabalho tanto para os profissionais das licenciaturas quanto das ciências sociais aplicadas.

Assim sendo, o SEPE 2016 tem como objetivo refletir, bem como apresentar possíveis alternativas, para os reflexos da atual conjuntura econômica brasileira nas relações/condições de trabalho dos futuros profissionais, hoje acadêmicos do CCSEH, além é claro, de promover a socialização dos estudos desenvolvidos no âmbito da UEG. (ISSN 2447-9357)


v. 2 (2016): O cenário econômico nacional e os desafios profissionais


Capa da revista