A REPRESENTATIVIDADE DISCURSIVA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRESENTES EM ANÁPOLIS

Autores

  • Bianca Alencar Vellasco
  • Silvair Félix dos Santos

Palavras-chave:

Ensino Superior, Mensagem Institucional, Representatividade Discursiva

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve análise das mensagens institucionais das nove instituições de Ensino Superior de cursos presenciais presentes na cidade de Anápolis. As “mensagens institucionais” são os textos que aparecem nos sites oficiais das instituições de ensino, geralmente encontradas em categorias de destaque do site em que se concentram informações gerais da instituição. O objetivo desta análise é situar a representatividade discursiva dessas instituições, isto é, identificar a partir de que concepção de educação suas propostas se baseiam. O referencial teórico que orientou a leitura do corpus está baseado nas contribuições de Adorno (1995), Bauman (2007), Bakhtin (1997), Freire (1986), além de artigos (Bastos (2008), Freitas (2007), Felix (2015) e Siqueira (1995) que trabalham a temática da Universidade no mundo contemporâneo. Após o levantamento de literatura, partiu-se para as leituras individuais das mensagens institucionais para em seguida ser construída uma interpretação dos pontos de convergências e divergências discursivas entre cada uma delas. Os resultados das análises mostram que o ideal mercadológico que reduz o propósito da educação às exigências do mercado de trabalho subsidia a maioria dos discursos das instituições analisadas (Faculdade do Instituto Brasil – FIBRA, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, e Instituto Federal de Goiás). Também aparecem como ideais o discurso da fé e da moral como princípios sinônimos de credibilidade no ensino (Centro Universitário UniEvangélica, Faculdade Católica de Anápolis e Faculdade Raízes) e o discurso da necessidade da transformação social e do discernimento crítico (Faculdade Anhanguera, Faculdade Católica de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás).

Downloads

Publicado

2016-11-07