Anais do Simpósio de Pesquisa e Extensão de Ceres e Vale de São Patrício (SIMPEC)

O I Simpósio de Pesquisa e Extensão de Ceres e Vale do São Patrício (SIMPEC) promoveu a aproximação dos profissionais, pesquisadores, discentes e sociedade, setores e instituições, incluindo equipes, departamentos e unidades acadêmicas. Também articulou e integrou seus participantes, através de reuniões, seminários temáticos e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos participantes, em um processo que envolveu estudantes e colegiados de todos os setores acadêmicos e administrativos, desde sua concepção até sua execução.

O SIMPEC integrou os saberes locais, pois promoveu o contato e a troca de experiências entre seus participantes, através da vivência social interdisciplinar e interinstitucional. Ofereceu uma base para a democratização do conhecimento (principalmente dos discentes, contribuindo com sua formação profissional), identificou novas necessidades do contexto socioeconômico regional, na produção do conhecimento científico, e fortaleceu parcerias interdisciplinares e entre as instituições, cruciais ao desenvolvimento de projetos interinstitucionais, além da formação de equipes de pesquisa, que valorizem os profissionais e pesquisadores da região do Vale do São Patrício.

Nosso Simpósio foi uma ação de crucial importância no processo de consolidação da pesquisa e produção de conhecimento das instituições participantes, já que nossas instituições produzem ciência, tecnologia e educação qualificada, que a cada dia, são reconhecidas por nossa comunidade, como componentes fundamentais para o desenvolvimento econômico de nosso Estado.


Imagem para capa da revista