DIFERENTES CONCEPÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: SUPERAR O MODELO, ULTRAPASSAR A TÉCNICA, EFETIVAR A INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Anna Maria Kovacs Khaoule UEG
  • Euzebio Carvalho UEG

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Pesquisa em estágio. Formação de Professores. Professor reflexivo

Resumo

As discussões atuais sobre o estágio docente reconhece a necessidade de articulação entre teoria e prática. Convidam-nos a refletir sobre o processo de desenvolvimento profissional não mais baseada na racionalidade técnica e ou na prática modelar, mas na investigação (formação reflexiva de professores). Neste artigo, apresentamos uma avaliação geral sobre as concepções tradicionais que orientam a realização do estágio nas licenciaturas bem como as suas consequências para a formação de professores. Concluímos que a ênfase na relação entre teria e prática e a compreensão do estágio como momento singular para a produção de conhecimento sobre o ensino/aprendizagem favorecem a superação das concepções tradicionais de realização do estágio.

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Publicado

2013-01-16