PERCORRENDO OS CAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DE JUSSARA NA DÉCADA DE 1940 E 1950 E COMO O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL CONTRIBUI PARA OS ALUNOS SE IDENTIFICAREM NESSA HISTÓRIA

Autores

  • Ana Paula Paula Alves de Oliveira

Palavras-chave:

História local de Jussara. Ensino de História Local. Identidade.

Resumo

A proposta deste artigo tem como função situar o leitor sobre o processo de construção da história da cidade de Jussara Goiás dos anos de 1940-1950. Na qual através das reminiscências das primeiras famílias se busca preservar a história. Devido à questão da própria  história  de  Jussara  está  por  assim  dizendo  se  “perdendo  no  tempo’.  Assim levantaremos discussões a respeito de como os professores de história, devem trabalhar a concepção de identidade a partir da história local nas salas de aulas. Para que isso acontecesse é, necessário entrevistas com os moradores mais antigos e dos familiares dos pioneiros da cidade. Isso porque são a partir das narrativas de vidas dessas pessoas que podemos enquanto pesquisadores do passado reconstruir e transmitir para as pessoas que não conhecem a história local jussarense os motivou que os levou a deixar a Bahia em busca das tais novas oportunidades. Além de destacar o papel preponderante que os tais “vistos de baixo” não são mencionados na construção da cidade, focalizando somente no mito do Estevão Fernandes Rebouças.

Downloads

Publicado

2014-02-03

Edição

Seção

New Section Title Here