NOVAS LEITURAS EM FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS EM BRAZLÂNDIA-DF, NO PROGRAMA DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE (DIS) EM 2012
Resumo
Os altos índices anuais de repetência e evasão apontados nos Dados do Censo Escolar de 2011, refletem a baixa qualidade do ensino básico no país e traduzem problemas históricos da excludente sociedade brasileira. Nesse contexto, criou-se o Programa da Distorção Idade-Série (DIS), implantado em algumas escolas do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Como parte desse Programa, a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE-SEDF), ofereceu no ano de 2012, formação continuada aos profissionais da educação envolvidos no DIS. Essa ação formativa, que buscou transformar a prática pedagógica em um trabalho político-pedagógico-científico, é o objeto deste trabalho, que apresenta e discute a experiência de formação docente vivenciada em duas escolas de Brazlândia.
Palavras-chave: formação docente, letramento, distorção idade-série.