SENTIDOS SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO
Resumo
Resumo: O presente texto é o relato de uma investigação sobre o entendimento a respeito do conceito de Letramento Matemático para um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa usando a técnica do grupo focal com professores que estavam cursando o programa Pró-Letramento Matemática. Com as análises feitas das falas dos participantes percebeu-se que no discurso o letramento é fundamental, mas na prática ele apresentou-se superficial e enfrentou várias barreiras que o tiraram do foco principal. Não foi possível verificar consonância entre a proposta do curso e o que se entende por Letramento Matemático, nem perceber que o conceito foi incorporado pelos colaboradores. Destaca-se neste trabalho que não aparecem para os colaboradores os conceitos de Letramento Matemático ou de Numeramento dissociado do conceito de Letramento em Língua Materna.
Palavras-chave: Letramento Matemático. Grupo Focal. Programa Pró-Letramento.