A LINGUAGEM ACADÊMICA DOS ALUNOS INDIGENAS DO AMAZONAS.

Autores

  • Joelma Monteiro de Carvalho UEA
  • Silvania Andrade Martins UEA

Resumo

Resumo: Este trabalho discute os problemas socioculturais enfrentados por grupos indígenas, ingressos nos cursos superiores oferecidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A discussão centra-se nas questões sociolinguísticas e etnolinguisticas em que a desvalorização de elementos culturais indígenas, como a língua, se sobressai como a geradora do afastamento do acadêmico da universidade, uma vez que implica o preconceito. O trabalho mostra ainda uma alternativa para o ensino indígena realizado de maneira contextualizada, demonstrando o caráter acolhedor da cultura, conforme é proposto nas leis de amparo à educação das minorias. Dessa maneira, o estudo orienta o leitor para a importância do olhar crítico acerca de uma desvalorização ainda bastante presente, mas que vem sendo combatida paulatinamente.

Palavras-chave: Cultura. Linguagem. Valorização. Etnia. Curso Superior.

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Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Artigos