NOVOS PARADIGMAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Tayná Maia de Sá UEG
  • Juliana Alves de Araújo Bottechia

Resumo

Resumo: Ancorado nos conceitos de Kuhn acerca de paradigmas, este artigo tem por objetivo desvelar como a disciplina de Química é vista por alguns estudantes, bem como incentivar professores a aplicar metodologias diferenciadas que relacionem teoria, prática, interdisciplinaridade e o cotidiano vivido por eles, utilizando a experimentação como importante ferramenta a fim de mudar a lógica da memorização pela do letramento científico e tecnológico. A revisão bibliográfica fundamenta questões pesquisadas e a metodologia explica o percurso realizado para obter dados e discutir resultados que apontam a necessária construção do saber e não, exclusivamente, a memorização. Bem como o desenvolvimento de competências leitoras de mundo, que implica em novo paradigma no ensino de Química como o do letramento científico e tecnológico, a fim de educar o estudante para a vida.

Palavras-chave: Letramento Científico e Tecnológico. Novos Paradigmas. Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Artigos